
CHRISTINE ZURBACH E JOSÉ ALBERTO FERREIRA
CONVERSAS SEM FIO

26 de maio - Cineteatro Curvo Semedo
1 de junho - Alma box
Classificação Etária: Público em Geral
As palestras terão início após os esptáculos agendados para esses duas
À semelhança das edições anteriores, o XV Encontro inclui momentos de conversa em torno do teatro de marionetas juntando os artistas, o público e investigadores do teatro de marionetas a fim de debater várias facetas desta forma de teatro, hoje tão diversificada, indo da forma tradicional do boneco de madeira, preso na guarita do Dom Roberto, à linguagem experimental do teatro de objectos ou ainda aos recursos tecnológicos explorados pela dramaturgia visual.
As sessões pretendem constituir um espaço aberto de palavra partilhada. Aos artistas caberá apresentar as suas escolhas artísticas e estéticas, como elas surgem nos espectáculos apresentados no Encontro. Aos investigadores caberá, em diálogo com os artistas, acompanharem as intervenções do público, principal destinatário das Conversas.
Christine Zurbach
Christine Zurbach é professora catedrática jubilada na Escola de Artes da Universidade de Évora onde lecionou, na área das Artes Cénicas, disciplinas de Dramaturgia, História do Teatro, Teatro de Marionetas e Tradução de Teatro. Doutorou-se na Universidade de Évora em 1997 com a tese Tradução e Prática do Teatro em Portugal de 1975 a 1988 (Colibri, 2002). Investiga nas áreas de Estudos Teatrais e de Estudos de Tradução, com publicações nacionais e internacionais na área da dramaturgia, da tradução de teatro e do teatro de marionetas.
José Alberto Ferreira
É docente do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora. Integra vários grupos de investigação nas áreas do teatro e da edição de texto. É membro colaborador do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora. Tem colaboração dispersa em vários jornais e revistas, nacionais e internacionais. Publicou Uma discreta invençam (2004), sobre Gil Vicente, Escrita na paisagem (2005), Por dar-nos perdão (2006), Autos, Passos e Bailinhos. Os textos dos Bonecos de Santo Aleixo (2007), em co-edição (com Christine Zurbach e Paula Seixas), Da vida das marionetas. Ensaios sobre os bonecos de Santo Aleixo (2015), Teatro do Vestido, um dicionário (2018). Coordenou a organização da primeira base de dados com a descrição sistemática do inventário dos Bonecos de Santo Aleixo (2005-2007). Colabora com várias organizações de formação, festivais e instituições na área da programação artística e cultural. Dirigiu o Festival Escrita na Paisagem (2004-2012). Desde 2018, é o director artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.