
NUNO REBELO E ANTÓNIO JORGE GONÇALVES [PORTUGAL]
MONTERUMOR

4 de junho, 22:00h - Jardim dos Cavalinhos (Sociedade Carlista)
Classificação Etária: Público em Geral
Pesquisando um diálogo íntimo entre a música e o desenho em tempo real, Nuno Rebelo e António Jorge Gonçalves discorrem num tipo de gramática que engloba tempo, estrutura, textura, abstração, evocação, emoção. O objetivo é tornar essa relação clara para todos os públicos, dando a ver o diálogo entre os dois artistas num ambiente de improvisação e espontaneidade.
Partindo da residência e das experiências vividas em Montemor-o-Novo, a performance configura-se como um ato único de cumplicidade entre os protagonistas e o local.
Desenho: António Jorge Gonçalves
Música: Nuno Rebelo
Nuno Rebelo
Nasceu em Torres Vedras. Iniciou a sua carreira nos anos 80 com os grupos Streetkids e Mler ife Dada. Durante os anos 90 dedicou-se sobretudo à composição de música para bailado, cinema e teatro, tendo sido também o compositor do hino da Expo 98 e da música do espectáculo de fogo de artifício que inaugurou “Porto 2001 Capital Europeia da Cultura”. Como guitarrista, tem-se dedicado à improvisação livre desde os anos 90, tendo actuado em vários países com inúmeros músicos e bailarinos. Entre 2013 e 2015 lecionou a disciplina “improvisação Contemporânea” na Escola Superior Taller de Musics, em Barcelona.
António Jorge Gonçalves
Nasceu em Lisboa. Cria livros onde texto e imagem se relacionam de forma experimental. Concebeu um método de Desenho Digital em Tempo Real e manipulação de objectos em Retroprojector que utiliza na criação de espectáculos com músicos, actores e bailarinos. Fez cartoon político para o Público (Inimigo Público), Le Monde e Courrier Internacional, e foi premiado no World Press Cartoon. Prémio Nacional de Ilustração 2014 (dgLAB).
Leciona Banda Desenhada na Faculdade de Belas Artes (Lisboa).