
PENSEÉ VISIBLE [FRANÇA]
PALOMAR

24 de maio, 21:30h - Cineteatro Curvo Semedo
Classificação Etária: M/12
Um homem põe-se no caminho para alcançar, passo a passo, a sabedoria. Ainda não chegou lá.
É com poucas palavras como estas que Calvino resume as aventuras e desventuras do Senhor Palomar, extravagante protagonista do seu livro.
Projeto encenado por Raquel Silva, Palomar é um espetáculo de teatro de papel baseado no livro homónimo de Italo Calvino e o primeiro espetáculo criado do seu encontro com Alessandra Solimene, Daniela Cattivelli e Elisabetta Scarin.
Nas três adaptações feitas em teatro de papel – O seio nu, O gorila albino e O universo como espelho – a delicadeza das imagens realizadas por Alessandra Solimene associa-se à requintada escrita do autor italiano.
Uma viagem poética e divertida que começa pelo olhar e penetra progressivamente ao mais profundo do espírito!
TEATRO DE PAPEL
PRIX DU SOUFFLEUR 2017
Texto ITALO CALVINO
Encenação RAQUEL SILVA
Tradução JEAN-PAUL MANGANARO
Desenhos e cenografia ALESSANDRA SOLIMENE
Paisagem sonora DANIELA CATTIVELLI
Olhar exterior ELISABETTA SCARIN
Luzes MARCO GIUSTI
Manipulação e interpretação RAQUEL SILVA & ALESSANDRA SOLIMENE
Construção do teatro ALEK FAVARETTO
Construção RAQUEL SILVA & ALESSANDRA SOLIMENE
Texto publicado nas Editions du Seuil
Produtor delegado MANEGE MAUBEUGE – SCENE NATIONALE
Produção ASSOCIATION PAGAILLE FATTORE K COMPAGNIE PENSEE VISIBLE
Com o apoio de L’ESPACE PERIPHERIQUE (MAIRIE DE PARIS – PARC DE LA VILLETTE) THEATRE AUX MAINS NUES – PARIS ASSOCIATION ARCADE & CIE – PARIS 19 THEATRE ISLE 80 – AVIGNON
A companhia Pensée Visible nasce da vontade de explorar o potencial expressivo em cena dos objetos e da imagem.
A companhia presta uma atenção particular à criação de imagens através de meios artesanais. A sua pesquisa centra-se na utilização de materiais simples mantendo a complexidade e a riqueza das imagens.
O primeiro espectáculo criado pela companhia foi Palomar, espectáculo de teatro de papel a partir do livro homónimo de Italo Calvino. A estreia foi em França em 2016 e em Itália, a partir da colaboração artística entre Raquel Silva, Alessandra Solimene, Daniela Cattivelli e Elisabetta Scarin. O espectáculo tem circulado em França, Itália e será apresentado no Quebec em Novembro de 2023 na Maison Internationale des Arts de la marionnette.
O segundo espectáculo da companhia estreou em Março de 2021 – PIGS, que recebeu o apoio à criação da DRAC Ile de France e foi apresentado em vários festivais : BIAM de Paris 2021, Scènes Ouvertes à l’Insolite em Paris, Avec ou Sans Fils em Vendôme, MIMA (Agosto 2023) em Mirepoix, e em Itália no Teatro di Roma, na sua versão italiana.
De 2018 a 2021, a companhia Pensée Visible foi acompanhada pelo Théâtre Aux Mains Nues à Paris.