
A.C.A.S.O. [PORTUGAL]
SER MARIONETA

24 de maio, 21:00h - Cineteatro Curvo Semedo - P. Geral
Classificação Etária: Todas as idades
Duração: Em exposição de 24 de maio a 4 de junho
Uma viagem ao universo fantástico da Marioneta, partindo à sua descoberta enquanto forma de arte, instrumento de comunicação mágico e intemporal.
A exposição, dividida em núcleos, apresenta 3 tipologias de marionetas segundo o método de manipulação – de fio, de luva e de vara – recorrendo a exemplos que simultaneamente ilustram diferentes possibilidades de movimento e de utilização de materiais.
O processo construtivo e a demonstração de algumas fases desse processo são também abordados, não de forma exaustiva, mas apontando sobretudo para algumas potencialidades específicas dos materiais aplicados, segundo diferentes opções técnicas e estéticas.
Propomos que complete a viagem a este universo através de uma visita guiada, e que construa a sua própria marioneta nos nossos ateliers.
Conceção
A.C.A.S.O – Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original
Conteúdos
Catarina Pé-Curto, Susana Lanceiro, Susana Vicente
Projeto expositivo e construção
Susana Lanceiro, Susana Vicente
Apoio à construção
Ana Taipas, Armando Guilherme, Carlos Cunha, José Carvalho Vicente, Nuno Quá, Renato Baioa
Produção e montagem
Alma d’Arame
A Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original foi uma associação sem fins lucrativos sediada em Almada, formada por jovens criadores, que desenvolveu atividade cultural regular, mais especificamente nas áreas das Artes Plásticas e do Design, entre 1997 e 2017. O principal objetivo da associação era então assegurar condições para o desenvolvimento e a divulgação do trabalho artístico, quer pelo apoio à criação individual, quer pela dinamização de projetos de criação coletiva. Funcionou como entidade criadora e promotora, oferecendo apoio técnico e logístico para a realização de exposições, atividades formativas e outros eventos.
“Ser Marioneta” é um projeto da A.C.A.S.O. que circulou pelo país entre 2009 e 2011. Em 2023, numa passagem de testemunho à Alma d’Arame, entra num novo ciclo de existência, com estreia marcada para 24 de maio na abertura do XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo.