la fontana-formas animadas
[PORTUGAL]
teatro tuk-tuk: o vaqueiro que não mentia
31 de maio às 11h00
Mercado municipal
1 de junho às 18h00
parque urbano
Classificação Etária: M/06
O Teatro Tuk-Tuk é uma estrututa teatral móvel e de marcante impacto visual, que vai buscar como referências elementos históricos associados ao teatro de rua e veículos urbanos icónicos. Esteticamente, inspira-se nos brinquedos tradicionais; no universo decorativo – e utilitário – das belas latas coloridas de bolachas e chocolates; nas engenhocas e autómatas presentes nas cascatas de São João e nos presépios mecanizados.
O espetáculo “O vaqueiro que não mentia” é uma história popular portuguesa muito antiga. O investigador Teófilo Braga recolhe uma versão na ilha da Madeira e no Algarve, com o nome “Boi Cardil”. Em Coimbra, é registado como “Boi Rabil” por Adolfo Coelho. Muitas dessas versões apresentam-se em verso. No Brasil, encontramos exemplos como “Querino, o vaqueiro do rei”, “O boi Leição” ou “O Boi Leitão”, que figuram em várias coletâneas literárias. De Espanha, chega-nos “El toro Barroso”, recolhida e registada pelo professor Espinosa.
A Lafontana – Formas Animadas é uma companhia de teatro vilacondense que se dedica à criação e apresentação de espetáculos com formas animadas (marionetas, máscaras, teatro de sombras, etc.), realizando também ações de formação e investigação dentro desta área.
O principal fator de diferenciação e identidade do projeto artístico da Lafontana reside no reconhecimento e exploração das técnicas tradicionais do Teatro de Formas Animadas, no estudo e compreensão da sua natureza essencial e na procura dos caminhos para a sua evolução, nos aspetos técnico, estético e dramatúrgico.